Tutoria de 28 de março - Encontro 1 sobre Cominucação Não Violenta

 Diário de tutoria de 28 de março de 2023.

Palavras são janelas ou são paredes? Esse é o título de um lindo poema de Ruth Bebermeyer sobre comunicação.

Entre o falar e ser entendido, entre o ouvir e compreender o que realmente foi dito.. existe um longo caminho. E quanto nós realmente estamos abertos para traçar essa longa jornada até o outro e aceitá-lo incondicionalmente do seu jeito, mesmo com a divergência de ideias?

Esse foi o tema do encontro. A reunião foi realizada no pátio da escola e como hoje, estavamos em um grande grupo, recorremos a folhas impressas com o roteiro da atividade.

Iniciamos o encontro acolhendo a todos e formando duplas de trabalho. Cada dupla teve 2 minutos para listar o máximo de situações/formas de violência que conhecem ou já vivenciaram.

Após a chuva de ideias tiveram que classificar suas respostas, marcando A para formas de violência Ativa/fisica e P para a violência passiva/ emocional. E surgiram muitas sugestões interessantes. 

Com base nesse levantamento, os alunos tiveram que refletir sobre qual forma de violência seria mais predominante. Após as discussões lemos o trecho do texto:

“(...)[Mahatma Gandhi] Ele explicava que, no fim das contas, a violência passiva gerava raiva na vítima, que, como indivíduo ou membro de uma coletividade, respondia violentamente. Em outras palavras, é a violência passiva que alimenta a fornalha da violência física.”

 (Arun Gandhi, Prefácio – Comunicação não violenta. Marshall Rosenberg, 2006)

Chegou a hora de refletir sobre uma situação real que eles conhecem e/ou vivenciam em que a violência passiva tem desencadeado a violência ativa. Depois de socializar, eles receberam a missão de citar como poderiam evitar este ciclo de violência.

Os estudantes socializaram suas respostas e a estudante Maria Fernanda do 8° ano realizou a leitura do poema de Ruth Bebermeyer.

Para finalizar o encontro os estudantes refletiram sobre como a comunicaçâo pode ser jm ato de violência e avaliaram o encontro.


Veja os registros fotográficos do encontro:







Acesso ao roteiro impresso em https://docs.google.com/document/d/1IpZUApMF9QJPvW-44l98QctoZQp8tzF1/edit?usp=drivesdk&ouid=102883195433778329056&rtpof=true&sd=true 

Comentários